Vamos planejar a sua atuação jurídica?

É muito comum sair da faculdade pensando em advogar, arrumar um emprego em um escritório e depois de um tempo, começar a ter seus próprios clientes e pensar em um escritório próprio. O problema é que isso vem sem planejamento, sem análise das condições, sem estabelecer metas, tudo se resumindo a quase um sonho.

A advocacia, assim como qualquer outro negócio (assista ao vídeo A Empresa Jurídica), precisa ser planejada, precisa-se criar um plano de ação para saber qual o objetivo e como vou alcançar ele. É nesse momento, no início, que precisamos estabelecer a estratégia, através de um processo de criação e execução continuada.

Como começar o planejamento do escritório?

Primeira coisa para ser fazer um planejamento estratégico do seu escritório corretamente é se fazer 3 perguntas:

  • Onde você está? Você está empregado? Você já tem clientes? Você conhece o mercado de trabalho? Você já tem parceiros? Como é a sua rede de networking?
  • Onde você quer chegar? Como você pensa que vai estar em 5, 10 e 15 anos? Como você quer ser conhecido no mercado? Como um escritório grande que atende grandes empresas? Como o melhor advogado do bairro? Como o advogado autônomo que atende pessoalmente e com esse diferencial?
  • Como você pretende chegar lá? Quais as suas ações para chegar lá? Vai atuar sozinho? Vai ter sócio? Vai ter associado? Vai alugar uma sala? Vai trabalhar em coworking? Vai captar clientes como?

Feitas essas perguntas, então você passa para o planejamento propriamente dito.

Estabelecendo missão, visão e valores do escritório de advocacia

A MISSÃO é a razão pela qual a sua empresa existe ou o propósito pelo qual você faz algo. No caso, é a razão pela qual você quer advogar. Se você vai advogar porque não consegue passar no concurso, você vai ser frustrado e vai passar isso para a sua atuação e nunca vai ser bom, não vai atingir a excelência. Precisa querer, gostar e atuar em uma área que te gere paixão. Qual a sua paixão? Por que você quer advogar?

Já a VISÃO é onde você quer chegar, como você vê o seu futuro na advocacia. Onde você quer estar daqui a 5, 10, 15, 20 anos?

E os VALORES são os principais comportamentos que você admite na sua advocacia. Aqui entra a forma como você pretende atender o cliente, quais os valores éticos que estão associados a sua advocacia, quais as responsabilidades que você assume perante os parceiros e colaboradores?

Fazendo a Matriz SWOT

O próximo passo é se conhecer e conhecer o ambiente externo, saber quem você é e onde você está. Para isso a Matriz SWOT ou FOFA é excelente.

Nela você vai analisar as suas Forças e Fraquezas (no ambiente interno – em você e sua equipe) e as Oportunidades e Ameaças (no ambiente externo – onde você esta inserido, no mercado de trabalho e nos clientes).

  • As FORÇAS são tudo o que agrega valor e está sob o seu controle, são as suas qualidades, como organização, conhecimento em uma área específica onde você atua e tem domínio, tem especialização; networking para quem gosta de participar de eventos da OAB, quem é professores em universidade.
  • As FRAQUEZAS são suas desvantagens competitivas, como por exemplo rotatividade de estagiário ou advogado contratado, desorganização com os prazos e processos, desconhecimento de alguma área nova na qual você quer ingressar ou que o seu cliente precisa de atendimento.
  • As OPORTUNIDADES são fatores externos que geram benefício para você e sua atuação, como o reaquecimento da economia para quem trabalha com empresas, ou a pandemia para quem atuava com divórcio.
  • As AMEAÇAS são fatores externos que prejudicam a sua atuação, como a pandemia para quem atuava com micro e pequenas empresas que acabaram fechando e encerrando a atividade.

Sobre como fazer corretamente uma Matriz SWOT fiz uma live com Francis Augusto Queiroz, que está disponível no YouTube, onde explicamos exatamente como deve ser preenchida, inclusive com exemplos.

Definindo as metas e objetivos do escritório de advocacia

Com esse conhecimento e já sabendo ondem você quer chegar, é saber como isso vai ser realizado. Para isso é preciso ter metas, claras, objetivas, diretas e o Método SMART é o adequado. Nele você tem:

  • O S de Specific (específico) – a meta tem que ser específica – ter 20 clientes até dezembro de 2023; ter um cliente de partido até novembro de 2023.
  • O M de Meesurable (mensurável) – a meta tem que ter números, não pode ser só tem clientes, mas quantos?, de que forma?, ganhar quanto de honorários?
  • O A de Achiavable (alcançável ou realizável) – não ainda eu estabelecer metas impossíveis de ser atingidas, elas devem levar em consideração as suas forças e fraquezas, as oportunidades e ameaças, para se conhecendo e conhecendo o ambiente externo saber se é viável ou não. Metas não viáveis podem gerar estresse desnecessários e desmotivação da equipe.
  • O R de Relevant (relevante) – a meta deve ser relevante a sua atuação, não adianta eu colocar a meta de conseguir 5 empresas para advogar até dezembro se o foco da minha advocacia é família, tem que está alinhado a sua missão, visão e valores.
  • O T de Time-base (tempo/prazo para concretização) – tudo deve estar atrelado a um prazo, até quando, até dezembro de 2023, ou até dezembro de 2022?

Traçando o Plano de Ação do Escritório de Advocacia

Estabelecia a meta, o objetivo, como esse será atingido?

Nesse momento gosto de usar o Método 5W2H, onde eu estabeleço:

  • ‘o que fazer?’ – quais as atitudes que vão ser necessárias para atingir o objetivo, como ir a feiras e congressos, me inscrever em um curso de aperfeiçoamento ou atualização;
  • ‘porque fazer?’ – como essa ação me deixará mais perto da meta/objetivo, como conhecerei pessoas, farei networking, me qualificará para esse tipo de demanda;
  • ‘onde fazer?’ – qual o local onde isso será feito, no escritório, on-line ou presencial (no caso de curso ou congressos);
  • ‘quando fazer?’ – estabeleça um prazo para ir ao evento, para o curso, para a captação do cliente, para a contratação do estagiário
  • ‘quem vai fazer?’ – quem da sua equipe vai fazer, um só, você, todos.
  • ‘como vai fazer?’ – quais os caminhos para a ação, como através de inscrição ou matricula
  • ‘quanto isso vai custar?’ – valores reais de quanto as ações para atingir a meta vão custar.

Se você tomar todas essas medidas, você estará preparado para ter sucesso na advocacia!

Precisa de mais detalhes, deixe uma mensagem ou entre em contato pelas redes sociais – linkedin ou instagram.

Receber avisos de novos artigos

close

Receber avisos de novos artigos