ILUSÃO DO JOVEM ADVOGADO

Quando se entra na Faculdade de Direito uma parte dos estudantes quer fazer concurso e outra advogar. Dessa parcela que quer advogar, uma grande maioria acha que é só formar, passar na OAB, abrir a sala e colocar a placa na porta e que os clientes vão começar a chegar. Sei disso porque eu fiz isso quando me formei e vi muitos ex-alunos meus fazerem o mesmo.

Nada mais longe da realidade!!!!

Pense que você vai iniciar em uma sala, em um prédio com muitos andares e muitas salas. Na sala ao lado seu, à cima e/ou abaixo da sua, com certeza outros advogados também estarão com seus escritórios instalados aí, e a grande pergunta é: porque eles vão entrar na sua sala e não na do colega vizinho?

Se o cliente não for já direcionado para você, para ser atendido por você ou seus pares no escritório, ele não vai entrar só porque achou a sua placa bonita. A advocacia não é um serviço de venda de roupas, por exemplo, em que você entra, experimenta, vai na concorrência e depois toma uma decisão.

Se pensarmos no mundo pós-pandemia, as coisas ficam ainda mais difíceis, pois as pessoas estão acostumadas a ficarem em casa, ao home office. Essa concorrência pelo primeiro contato com os clientes é pior.

Por isso, ter um plano de carreira, fazer networking e ter um bom relacionamento com seus clientes é tão importante.

  • A ideia do plano de carreira é saber onde você quer estar daqui a 2, 5 e 10 anos. Criar metas, trabalhar e buscar resultados, não ficar esperando que eles apareçam na sua porta.
  • O networking permite que as pessoas saibam que você está advogando e direcionem processos, clientes, além de permitir que você estabeleça parcerias.
  • Já o bom relacionamento com o cliente, que vai além de atuar da ‘forma correta’ no processo, fazer um bom processo. Passa por ouvir, entender, resolver o problema e dá assistência, informar como o processo está e perguntar se ele precisa de algo mais, se ele está satisfeito; é um atendimento pré processo, durante o processo e após o processo. Um cliente satisfeito te indicará para outros clientes.

Gostou?

Quer aprender mais?

Posso te ajudar com isso na Aula Gratuita que preparei para você e que estará disponível até o dia 13.082021.

Essa aula é para você que:

✔ Está começando a advogar;

✔ Ainda está na faculdade, mas já está pensando em advogar;

✔ Que já começou a advogar, mas não perde uma boa dica.

Assista antes que seja tarde, através do link: http://revistadireito.com/curso-iniciantes-advocacia/.

Receber avisos de novos artigos

close

Receber avisos de novos artigos