Botox Day é legal?

Texto enviado por Livete Queiroz

O dia do botox é um evento, que ocorre nas clínicas que oferecem o serviço de harmonização facial. É um dia destinado a aplicação da toxina botulínica e do ácido hialurônico, para estética facial. Geralmente, o serviço é oferecido com bons descontos, para chamar a atenção dos  pacientes.

Na Odontologia esta prática é questionável, pois, de acordo com o Código de Ética Odontológico (Resolução n. CFO-118/2012) é proibido anunciar: PROMOÇÕES, preços, serviços gratuitos, modalidades de pagamento, premiações ou outras formas de mercantilização da Odontologia e aliciamento de pacientes.

Promoções nas profissões da área da Saúde são inconcebíveis, a saúde não deve ser tratada como um produto, é um tema muito delicado, ela trata e salva vidas de milhares de pessoas, portanto não deve ser oferecida como promoção. Em que pese a Harmonização Orofacial fazer parte de um ramo da saúde considerado eletivo, a sua oferta de forma indisciplinada, não deve ocorrer.

O CEO (Código de Ética Odontológica) normatizou a publicidade e a propaganda na Odontologia, mas, veda totalmente a forma de mercantilização da profissão. É necessário que haja ética, respeito e dignidade do ofício.

Não restam dúvidas, que os tempos mudaram, vivemos em uma era digital, onde, para alguns, quem não está nas redes sociais não está no mundo, é imperioso que alterações sejam efetuadas nos Códigos de Éticas Profissionais, para acompanhar a evolução digital, que avança a passos longos, permitindo facilidades nas comunicações, informações técnico científicas importantes, esclarecimentos válidos para os pacientes, e consequentemente tomadas de decisões necessárias para tratar a saúde. Mas, repise! Fazer propaganda fora dos padrões éticos, oferecendo serviços como se fosse uma grande liquidação da saúde, de fato é ilegal, constitui infração ética.

O Botox day, é sem sombra de dúvidas, uma forma de angariar clientes, e está em desacordo com o Código de Ética Odontológico, podendo os infratores responderem por infrações.

Outro ponto importante, é que, essa “propaganda” disfarçada de evento, pode trazer outros tipos de complicações jurídicas, previstas no CDC, pois, geralmente as clínicas fazem uso da venda casada, onde, outros serviços como a aplicação de ácido hialurônico, bioestimuladores, redução de papadas, dermopigmentação de olheiras e outros procedimentos estéticos são implicitamente oferecidos no contrato e o paciente, maravilhado com a proposta de ter o rosto perfeito, termina aderindo a compra de outros serviços.

É necessário que o paciente analise com cautela a proposta das clínicas que oferecem maravilhas e descontos imperdíveis com o dia do botox, Botox Day!

Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.

Quer aprender mais sobre Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo? Confere o Curso de Anderson de Azevedo.

Leia também:

Receber avisos de novos artigos

close

Receber avisos de novos artigos