Principais problemas e dicas para aproveitar bem a Black Friday

A Black Friday é relativamente nova no Brasil. Ela é típica e famosa nos Estados Unidos da América, onde surgiu, sendo a sexta-feira após o Dia de Ações de Graças, onde as lojas de varejos fazem liquidações de até 70% descontos.

A origem do surgimento da data remota a vários eventos nos EUA, como destaca Anna Adami, no site InfoEscola (https://www.infoescola.com/economia/black-friday/):

“Historicamente a data surgiu em 2005, após a polícia de Filadélfia «nomear» o dia após o famoso feriado de Thanksgiving (Ação de Graças), como um dos mais congestionados e tumultuados, de Black Friday, pois a partir desta data iniciava-se o período de compras de Natal e festas de final de ano. Outros relatos descrevem a origem do termo como associado a crise financeira que acometeu os Estados Unidos em 1869 e também em 1966. Ainda neste período, muitos consideravam a ideia da mudança do termo para Big Friday,  mas não tiveram muitos votos. E a partir do ano de 1975, o termo se popularizou, quando foi usado como referência a grande movimentação da cidade durante o período. Outra referência ao termo pode ser explicada como origem financeira, onde no ano de 1980, existia uma teoria a qual utilizava a cor preta para indicar balanços positivos e a vermelha para os negativos, sendo que o «período vermelho»era de Janeiro a Novembro.”

Black Friday Brasil 2018

No Brasil, no ano de 2018, a Black Friday ocorrerá em 23 de novembro e, apesar de em 2017 ter atingido o volume de R$ 2.1 milhões de vendas, segundo o site https://blackfriday.com.br/, a data ainda gera muita polêmica no mercado de varejo, como bem destacou Caíto Maia, presidente da Chilli Beans, em entrevista ao site ABEMD (http://abemd.org.br/noticias/a-partir-de-2018-a-black-friday-nao-sera-mais-em-novembro), ao salientar que:

“Hoje, a Black Friday atrapalha muito as vendas do Natal porque o consumidor entra na época natalina com a cabeça nos descontos, o que diminui muito o consumo, tanto que nos últimos dois dezembros as vendas foram muito baixas.”

Realmente, a aproximidade entre a Black Friday e o Natal coloca o vajero em uma posição de alerta, pois os consumidores exigem descontos, e pela proximidade com o Natal, muitos acabam antecipando as compras de final de ano. Mas é preciso ter cuidado para não sair prejudicado com as compras e acabar tendo mais problemas do que felicidades com a aquisição do tão procurado bem de consumo.

Principais problemas no Black Friday

Segundo o site G1 (https://g1.globo.com/economia/noticia/black-friday-veja-os-principais-problemas-dos-ultimos-anos-e-listas-de-empresas-mais-reclamadas.ghtml), apesar de o número de queixas nos últimos três anos terem diminuído bastante, os principais problemas com o evento são:

  • Maquiagem de preços – ou seja, aumentar os preços dos produtos nas semanas antes do evento para parecer desconto, mas que na verdade são o preço real do produto;
  • Dificuldades de acessar os sites – nesse ponto são dificuldades de concretizar compras por problemas no site;
  • Propaganda enganosa – caracterizado principalmente por anúncios de produtos que não existem, que não estão a disposição a fim de que o consumidor, já na loja ou no site, adquira outro produto não pretendido inicialmente.

Dicas para a Black Friday

Para evitar problemas é bom ficar atento as seguintes dicas para a Black Friday:

  • Pesquise e não compre por impulso. Já sabendo que a Black Friday vai ocorrer e você quer comprar aquele produto, comece a procurar logo; anote os preços por loja, marca e descrição do produto. Desta forma, no dia do evento você saberá se o produto está em um preço justo ou não.
  • Evite comprar coisas para presentear. É comum as pessoas quando ganham presentes quererem trocar o produto porque não gostaram da cor ou do tamanho. Lembre-se que por lei a troca só é obrigatória quando o produto está com defeito. Mais comum ainda é, em liquidações, os produtos não estarem sujeitos a troca. Assim, se vai comprar para dá de presente, procure saber da loja qual a política de troca para as compras feitas nesse dia específico.
  • Certifique-se se a loja toda está em promoção. Como é uma data muito próxima dos festejos natalinos, algumas lojas, principalmente as que trabalham com coleção, não colocam todos os produtos em liquidação, mas somente as coleções antigas. É importante saber para não ser enganado.
  • Se está comprando pela internet ou mesmo em loja física, entretanto a entrega será em momento posterior, peça uma garantia da loja de que há estoque e o prazo de entrega.
  • Verifique se a loja vai entregar através dos Correios ou de transportadora própria ou franqueada. Isso é importante, pois sabemos que no final do ano há uma sobrecarga nos Correios e muitas vezes eles atrasam as entregas. Para não correr o risco, é melhor pensar nisso antes de efetuar as compras.
  • Garantias. Se a compra é pela internet, imprima ou salve em pdf tudo, desde a página da oferta, passando pelo carrinho e a página de confirmação e aprovação da compra, pois depois, caso exista divergência de preço, é bom ter documentação.
  • Por fim, tenha em mãos o site do PROCON do seu Estado e reclame na ouvidoria da loja (se houver) e dos sites de reclamação, como o Reclame Aqui.

Tomando esses cuidados, vá em frente e boas compras de Black Friday!

Receber avisos de novos artigos

close

Receber avisos de novos artigos