Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On TwitterCheck Our Feed

Como estudar para a OAB: diferentes maneiras de estudar!



Como professora de Direito ouço sempre dos meus alunos que a carga de conteúdo para ler é muito grande, que eles não tem tempo e todas as outras queixas recorrentes. Ler demais cansa, concordo, mas não se pode parar de estudar, principalmente quando se está estudando para o Exame de Ordem. Neste caso o aluno precisa diversificar as formas de estudos. Mas que maneiras de estudar para a prova da OAB? Fica a dica!

Metodologia para a Prova OAB

Primeiramente precisa-se entender que diversificar as formas de estudo não significa abandonar os livros. Os clássicos, os manuais são muito importantes, pois é através deles que o estudante forma o conhecimento básico para a compreensão do tema e ter um bom desempenho. Sempre brinco com meus alunos, fazendo analogia com as academias de ginásticas: quando queremos um músculo grande temos que malhar, no início doe, mas depois vira rotina; com o cérebro é a mesma coisa. Este é um músculo e precisa ser desenvolvido, no inicio vai doer um pouco, mas depois vira rotina e você nem sente mais. Muito pelo contrário, vai ficar triste e sentir falta quando não ler algo interessante.

Mas concordo que quando se está estudando para a prova da OAB, esse processo se intensifica por demasiado e o examinando acaba tendo que estudar oito horas ou mais por dia e a leitura cansa as vistas, então, a fim de manter o ritmo, principalmente na reta final e não perder o foco, diversificar as formas de estudo é muito importante.

Mas que maneiras de estudar para o Exame da Ordem?

Fiz uma busca na internet e achei algumas soluções que ajudam nesse processo de estudar:

  • 1 – vídeo-aula – hoje no Youtube há uma gama de vídeos que explicam os assuntos e que são muito úteis no estudo para a OAB. Eu particularmente gosto muito do canal do Saber Jurídico, que é um programa de televisão, da TV Justiça, voltado principalmente aos bacharelandos em Direito, que se preparam para o Exame da OAB e também àqueles estudantes que estão se preparando para concursos públicos nas mais diversas áreas.
  • 2 – áudio-books – baixar, comprar ou mesmo gravar o assunto e depois ouvir enquanto está na praia, na piscina, no trânsito é também uma forma de estudar muito eficiente, pois permite que o aluno mantenha o foco nos estudos, sem deixar de fazer outras atividades.
  • 3 – resumos, sinopses e esquemas – apesar de condenados por muitos professores e, claro também por mim, durante o curso regular, aqui eles ganham uma grande importância. Ajuda o examinando a relembrar os conteúdos já amplamente estudado.
  • 4 – provas e questionários – refazer as últimas provas e fazer questionários diversos sobre o tema são outro meio de diversificar o estudo, com uma vantagem extra: ajuda o aluno a saber o que precisa ser estudado mais e o que já foi estudado suficiente. Isso porque, tendemos a estudar mais a disciplina que mais gostamos, entretanto, deve ser o contrário, devemos estudar mais a disciplina que menos nos identificamos, pois teremos mais dificuldade.

Desta forma, para uma boa preparação para a prova da OAB não basta estudar somente os livros, há a necessidade de diversificar a forma de apreensão do conhecimento com outros métodos como vídeos-aulas, áudio-books, resumos, sinopses, esquemas e resolução de provas anteriores e questões diversas. Bons estudos e aproveite as diferentes maneiras de estudar para a prova do Exame da Ordem! Leia também os 15 temas mais cobrados na OAB!

8 comments on “Como estudar para a OAB: diferentes maneiras de estudar!

  1. Michaelly Ramos dice:

    Professora receba os meus parabéns! o tema é muito interessante, passei por essa etapa e lendo seu artigo me passou um filme, realmente e muito cansativo mas não podemos perder o foco e sim procurar alternativas para diversificar os estudos. Eu utilizei de todos os exemplos citados pela professora e deu certo.
    Abraço
    Michaelly Ramos

    • Nadialice Francischini dice:

      Que bom Michaelly, o seu depoimento ajuda outros colegas que estão passando por essa faze de pré-oab e acabam se desesperando. Obrigada!!!

  2. Maria José dice:

    Olá, Gostaria de sugerir uma ferramenta para estudar para os Exames de Ordem!
    Chama-se ExamTime, ela é online e grátis. O link é https://www.examtime.com/pt-BR/
    Ele é ótimo para estudar. Ele tem ferramentas para criar Mapa Mental, Anotações, Quiz, FlashCards e Plano de Estudos. Vale muito a pena explorar todas as ferramentas. Recomendo!

    • Nadialice Francischini dice:

      Cara Maria José, realmente o ExamTime é um ótimo recurso,pois aborda outras formas de apreensão do conhecimento. Obrigada pela dica! Abraço.

  3. Elmar dice:

    Professora parabéns pelo texto, seu blog está muito bonito. Encontrei este outro artigo que acredito que complementa o seu http://www.dicasparaoab.com/como-estudar-para-oab/, continue assim, sucesso para você.

  4. nelci dice:

    ola, tenho uma duvida em relação ao material de estudo, tenho um livro com as doutrinas unificadas 1º fase, mas ele é 3º edição 2013, posso estudar por ele? tem algum problema?
    pois não há condições de ficar comprando edição atualizada,gostaria de um conselho.
    obrigada,se puderem responder,aguardo resposta

    • Nadialice Francischini dice:

      Boa tarde,

      O problema de doutrina unificada é que as vezes serve para uma disciplina e as vezes não serve para outras. Talvez sirva para a parte geral de empresarial ou para as teorias gerais, mas quando se parte para o estudo específico, pode ser que não sirva mais. Essa análise você vai ter que fazer por disciplina.

      Abraços e bons estudos.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos necesarios están marcados *

Por favor confirme seu envio abaixo: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.