Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On TwitterCheck Our Feed

As 15 coisas mais cobradas na prova da OAB



Quais os temas mais cobrados na prova do Exame de Ordem da OAB?

Caros alunos e seguidores, essa semana, mais precisamente na sexta-feira, dia 22 de março, inicia as inscrições do X Exame de Ordem Unificado, sendo que a prova da primeira fase prevista para o dia 28 de abril, ou seja, pouco mais de um mês. Assim, em virtude do tempo, não dá mais para estudar toda a matéria que possivelmente pode ser cobrado, por isso relacionei aqui, após uma pesquisa nas últimas provas da OAB e nos principais sites preparatórios para o exame, quais os principais temas que são cobrados.

  • 1- Direito Constitucional

Os temas de direito constitucional são muito importante, são só porque a FGV gosta de deles, mas porque são a base para entender os outros ramos do direito. Vale a pena se dedicar um pouco mais, principalmente para estudar os direitos e garantias fundamentais, a estrutura dos poderes, o processo legislativo, o controle de constitucionalidade.

  • 2 – Direito Civil

Direito Civil é sem dúvida onde se concentra a maior parte de todo o conteúdo, principalmente em virtude da sua subdivisão, então vale a pena se dedicar um pouco mais e dedicar um pouco mais de tempo.

Os principais temas que merecem atenção são: teoria do ato, fato e negócio jurídico, prescrição e decadência, obrigações, contratos, direitos reais e família.

  • 3 – Direito Processual Civil

O processo civil, apesar de parecer grande, não é tão enorme quanto é o direito civil, e você deve reestudar as partes que tratam as partes e dos procuradores, dos órgãos judiciais e dos auxiliares da justiça, do procedimento ordinário, dos recursos (ordinário, agravo de instrumento, especial e extraordinário) e das diversas espécies de execução.

  • 4 – Direito Penal

Direito Penal também é uma das principais disciplinas e não se deixe assustar por ser bastante subdividido, quando começar a estudar vai perceber que rende rápido. Assim, podemos começar pelos princípios e seguir com a tipicidade, a tentativa, desistência voluntária e arrependimento eficaz, as penas, a extinção de punibilidade, os crimes contra a pessoa, os crimes contra o patrimônio, os crimes contra a administração, os crimes hediondos e a lei de execução penal.

  • 5 – Direito Processual Penal

No processo penal deve-se estudar a ação civil ex delito, o inquérito penal, o procedimento do júri, a jurisdição e competência e a prova.

  • 6 – Direito do Trabalho

No direito do trabalho é importante rever o contrato de trabalho: modalidades, formalidades, alteração, suspensão e interrupção, a questão do salário e remuneração, a duração do trabalho, férias e repouso semanal, a insalubridade e periculosidade, o FGTS e estabilidade e a extinção do contrato de trabalho.

  • 7 – Direito Processual do Trabalho

Por sua vez, no Direito Processual do Trabalho, os principais temas são os princípios processuais, a organização da justiça do trabalho, as fase de conhecimento em dissídios individuais, os recursos: tempestividade, custas, embargos de declaração, recurso de revista e a questão da execução: agravo de petição.

  • 8 – Direito Tributário

Já no Direito Tributário, deve-se estudar o sistema tributário nacional, as limitações constitucionais ao poder de tributar, a competência tributária, a obrigação tributária, a responsabilidade tributária, os tributos em espécie e a administração tributária.

  • 9 – Direito Administrativo

No Direito Administrativo estude a organização da administração pública, os atos administrativos, os contratos administrativos, os agentes públicos e a intervenção do Estado na propriedade.

  • 10 – Direito Empresarial

Em direito empresarial não há muito para onde correr, devendo estudar a propriedade industrial e nome empresarial, o direito societário, principalmente as sociedades limitadas, anônimas e a nova EIRELI, os títulos de crédito e a falência e recuperação judicial e extrajudicial.

  • 11 – Direito do Consumidor

No direito do consumidor, cabe uma olhada na responsabilidade na prestação de serviços, na proteção contratual do consumidor e na defesa em juízo do consumidor, principalmente a questão do direito difusos e coletivos.

  • 12 – Direito da Infância e Adolescência

Alguns juristas não consideram os direitos da Infância e Adolescência como um ramo autônomo do direito, mas fato é que é cobrado na prova da OAB e é importante estudá-lo, principalmente o Estatuto da Criança e do Adolescente, a questão da família substituta, o ato infracional, e a medida socioeducativa.

  • 13 – Direito Ambiental

No direito ambiental estude a sua parte constitucional, os princípios de direito ambiental, o licenciamento ambiental e a responsabilidade por dano ambiental.

  • 14 – Direito Internacional Público

Já no direito internacional público, não deixe de verificar os sujeitos, as relações entre os estados, os tratados internacionais e a competência internacional e arbitragem.

  • 15 – Ética Profissional

A disciplina da ética profissional é a última coisa a ser estudada, de preferência na semana da prova da OAB, pois o que é cobrado é muito mais a letra fria da lei do que a compreensão sobre o assunto, como ocorre nos outros temas. E sobre ele verifique o exercício da advocacia, os direitos do advogado, os impedimentos e incompatibilidades, os honorários advocatícios, as infrações disciplinares e o processo disciplinar.

Um bom jeito de estudar todos esses temas para o Exame de Ordem é através de resumos, por dois motivos: 1) você já sabe o assunto, então é só relembrar; e 2) não há mais tempo de ler livro livros conceituais; e aqui no meu site você pode encontrar diversos deles sobre os assuntos de Direito Empresarial, confiram!!!

Leia mais artigos para a prova da OAB  e nossa categoria com dicas práticas para prova da OAB, aqui no Blog Revista Direito.

Powered by WP Bannerize

7 comments on “As 15 coisas mais cobradas na prova da OAB

  1. Alessandra Fu dice:

    Olá,
    Adorei as dicas.
    Estou estudando por conta para o Exame da Ordem então todas as dicas são válidas.
    Para quem está estudando sozinho e quer dicas de ferramentas grátis eu sugiro o http://www.examtime.com.br (estou usando ele) e é ótimo.
    O site já oferece conteúdo criado por outras pessoas que estão estudando para OAB tb e tem diversas ferramentas como para criar Mapa Mental, quiz e anotações!
    Vale mto a pena.

  2. liomar santos dice:

    ola boa tarde quero comprar um livro resumido para OAB , COM TODAS AS MATERIAS

    • Nadialice Francischini dice:

      Caro,
      Não conheço nenhum livro bom que envolva todas as matérias para estudo para a OAB. Diante do tipo de prova que a FGV tem feito ultimamente, acho melhor você investir tempo em ler a lei e assistir as aulas do saber direito, pois elas tem um padrão de qualidade e estão de graça no youtube. Verifique também site de professores especializados nas disciplinas, como o meu que é em Direito Empresarial, e pegue as dicas.
      A prova da OAB não é tão difícil, basta estudar, manter a calma e você vai ter sucesso.
      Bons estudos.

  3. Maria Djanira de Gois dice:

    Bom dia gostaria de uma orientação sobre um livro com todas matérias para OAB,como trabalho o dia todo seria ótimo para resumir tudo grata.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos necesarios están marcados *

Por favor confirme seu envio abaixo: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.