Festa de Formatura: Sonho ou Pesadelo? Dicas para o consumidor!

Texto escrito por LUANA PIMENTEL

Assim que entramos na faculdade os nossos anseios giram em torno do dia em que iremos concretizar os nossos sonhos e de nossos pais, ou seja, o dia da formatura. A vontade de terminar todo o conteúdo programático do curso cresce semestre a semestre e com isso, muitos optam pelo mais alto grau de formalidade para anunciar sua conquista: a solenidade de formatura.

Para facilitar esse sonho existem empresas de eventos para resolver todas as questões que possa imaginar: fechar contrato de locação de espaço, confeccionar os convites, contratação de fotógrafos, gerir financeiramente os valores investidos, decoração e entre tantas outras tarefas que exigem a elaboração de um dos dias mais emocionantes da sua vida. Uma boa assessoria faz total diferença no resultado final.

Dicas importantes na hora de planejar a festa formatura:

  1. Primeiramente, é fundamental a formação de uma comissão em número ímpar, isso porque, decisões importantes serão tomadas por este grupo, então sempre teremos um voto de minerva.
  2. Ainda sobre a comissão é importante que ela seja proporcional, uma vez que é plenamente viável que cada membro possa gerir de 7 a 10 formandos do grupo total.
  3. Uma vez formada a comissão, ela DEVE elaborar o estatuto da turma, consolidando-os como gestores, estipulando multas por desistência, formas de convocação de reunião e prazos para entrada e saída de formandos.

Então como evitar problemas futuros com a formatura? Aumentos na mensalidade, escolha do espaço, etc.

Com uma boa comissão formada, a principal escolha que os formandos devem adotar é a seleção da empresa. Esta é a grande responsável pela formatura dos sonhos, como também pode ser capaz de destruir seu grande dia.

Existem uma gama de variedades de empresas no mercado, e como qualquer prestador, a consecução dos serviços pode ocorrer, ou não, da forma que esperamos. Então, no meio de tanta concorrência, como devo escolher a empresa de eventos?

Como devo escolher a empresa de eventos?

  1. Antes de tudo, contrate o mais breve possível a empresa escolhida, deixar para última hora torna o seu evento mais caro e não atrai os formandos para contratar. Tem turmas de medicina, por exemplo, que começam a pagar a solenidade do primeiro semestre de faculdade.
  2. Outra indicação é confeccionar uma lista de interessados antes de buscar qualquer orçamento, pois a comissão terá uma base para quantas pessoas irá solicitar as empresas para comparar os preços e serviços.
  3. Com esta lista em mãos, o segundo passo é visitar as sedes das empresas. Observem a organização e, se puder, até averigue com contratantes que estejam na sede sobre a assistência que a empresa proporciona.
  4. É fundamental que pesquisem o CNPJ da empresa e os processos existentes em seu desfavor. Verifiquem a ocorrência de recuperação judicial/extrajudicial e o assunto de cada processo encontrado, como descumprimento contratual, danos morais e materiais, prestação de serviços não realizada, vez que estará ciente da gestão empresarial que aquela escolha poderá te proporcionar.
  5. IMPORTANTE: É praticamente impossível uma empresa que está consolidada há décadas do mercado não ter processos, mas o teor das ações e a quantidade podem te fornecer uma visão mais clara para a tomada de decisão.

Toda empresa de formatura cria um romance de conto de fadas para você ficar tentado a escolhê-la. NÃO SE ENTREGUE! Seja objetivo, contraponha os orçamentos, questione as diferenças de preços e serviços, leia os contratos de formatura. A hora de pleitear brindes e cortesias para turma é agora, pois depois de finalizados os contratos, irão apenas se ater ao cumprimento destes.

Outra dica para o consumidor na hora de organizar a festa de formatura que deve ser observada é a respeito da escolha da empresa é proporcionar a apresentação deles aos futuros formandos e façam um quadro comparativo de prols e contras entre as empresas e exponha para todos os interessados no dia da votação. A comissão tem que ser o mais transparente possível, inclusive, se houver descontos para seus membros, pois atualmente no mercado é padrão esse tipo de compensação, pois é extremamente desgastante e custoso o trabalho de comissão.

Por fim, no que tange ao orçamento, constitua um fundo de reserva alto para convites, despesas extras, local e decoração, pois são os itens mais custosos e indispensáveis para não haver a necessidade de rever orçamentos e aumentar a parcela da solenidade. É imprescindível que a comissão sempre esteja atenta a prestação de serviço, fazendo atas e gravando as reuniões, repassando para os formandos, uma vez que o caminho percorrido até o Dia D poderá haver milhares de pedrinhas e/ou montanhas a ser ultrapassadas.

Ressalta-se, que o contrato realizado entre os formandos e a empresa é de adesão, pois unilateralmente a empresa irá consolidar as regras da relação de consumo, devendo sempre está em conformidade com Código de Defesa do Consumidor, sendo que esta cautela facilita a realização de um sonho e previne os pesadelos da má prestação de serviços.

Enfim, buena suerte!

Receber avisos de novos artigos

close

Receber avisos de novos artigos