Dicas prova OAB 2013, IX Exame de Ordem

Dicas de estudo para a 1ª fase da prova da OAB 2013, se preparando para o IX Exame OAB, Exame da Ordem dos Advogados do Brasil

Ontem foi realizado mais uma prova da OAB, o IX Exame de Ordem, e, com a divulgação do gabarito preliminar, muitos estão tristes. É uma coisa completamente normal! A parte boa é que agora temos três provas por ano e a próxima será 24 de abril de 2013.

Outro ponto é que já estamos no final do ano de 2012 e não vai adiantar nada – em absoluto – recomeçar a estudar agora. Isso porque uma semana de estudo não vai mudar o que você conhece, na próxima é Natal e na seguinte é Ano Novo. São eventos importantes, que se comemora com a família, os amigos e que se você não aproveitar vai ser pior, principalmente a cobrança será maior.

Ademais, a prova da OAB não é um concurso que você tem que se dedicar, porque se não passar não vai ter outra oportunidade.

Já em 2013, o primeiro passo é programar os estudos e neste ponto vão algumas dicas:

Primeiro divida o tempo por matéria, não precisa ser necessária ser a mesma quantidade de dias de estudo por matérias que vão cair. Dê mais atenção às disciplinas que você teve mais dificuldade e que menos acertou no último exame.

Depois, estude por livro, resumo é para quem já sabe o assunto, ou seja, para aquelas disciplinas que você já sabe tudo. Naquelas que tem dificuldade, tem que ir para o bom e velho livro, seguindo abaixo uma lista com alguns que indico:

  • 1. Direito Administrativo – Manual de Direito Administrativo de José dos Santos Carvalho Filho ou de Maria Sylvia Zanella de Pietro;
  • 2. Direitos Humanos – Sinopses para Concursos, Volume 39, Ed. Jus Podivm, Prof. Rafael Barretto
  • 3. Direito Tributário – Manual de Direito Tributário de Eduardo Sabbag;
  • 4. Direito do Consumidor – Manual de Direito do Consumidor de Cláudia Lima Marques;
  • 5. Direito Constitucional – Curso de Direito Constitucional de Dirley da Cunha Júnior;
  • 6. Direito do Trabalho – Manual de Direito do Trabalho de Marcelo Alexandrino;
  • 7. Direito Penal – Manual de Direito Penal de Guilherme de Souza;
  • 8. Direito Processual Penal – Manual de Processo Penal de Vicente Greco Filho;
  • 9. Direito Processual Civil – Manual de Direito Processual Civil – Daniel Amorim Assumpção;
  • 10. Direito Civil – (excepcionalmente um resumo) – Direito Civil Esquematizado de Pedro Lenza;
  • 11. Direito Processual Trabalhista – Curso de Direito Processual Trabalhista de Renato Saraiva
  • 12. Direito Empresarial – Curso de Direito Empresarial de Marlon Tomazette.

As matérias que já tem facilidade e que já estudou bastante, somente revise por um resumo.

Estabeleça metas diárias de estudo para a prova da OAB. As metas têm que ser viáveis e dentro da sua rotina. Se você trabalha todos os dia, se tem família para dá atenção, se está iniciando em um escritório, tudo tem que ser levado em consideração, mas não recomendo estudo inferior a menos de uma hora por dia – todos os dias.

Por fim, reserve os últimos quinze dias antes da prova para refazer as últimas nove provas do Exame da OAB e para estudar Ética. Nessa disciplina, não vá para livro, é totalmente uma perda de tempo, leia a lei, o Estatuto da OAB  e o Código de Ética dos Advogados.

Não percam outras dicas para a prova da OAB aqui no Blog de Direito.

Receber avisos de novos artigos

close

Receber avisos de novos artigos