Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On TwitterCheck Our Feed

Dica para a 2º Fase do Exame de Ordem



2ª Fase da OA

Fiquem atentos as dicas para a prova da OAB, agora sua 2ª Fase! Quebrando excepcionalmente a série dos tópicos mais cobrados pela FGV nesses 10 exames aplicados por ela, essa semana, darei dicas para a 2ª do Exame de Ordem que ocorrerá no próximo domingo, dia 06.10.2013.

A segunda fase da prova da OAB, Prova Prático Profissional – é conhecida por ser de conhecimento específico que o aluno escolhe no momento da inscrição entre as disciplinas de Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário e do seu correspondente direito processual.

Questões da prova OAB

Essa prova consta de 4 questões subjetivas que devem ser desenvolvidas de acordo com a doutrina, jurisprudência e a legislação sobre o tema cobrado; e 1 peça prático profissional que consiste na apresentação de um caso prático onde o aluno deve desenvolver a peça profissional mais adequada a solucionar judicialmente o problema posto.

Peso das questões do Exame da Ordem

A peça prático profissional tem peso 5,0 e por isso requer maior atenção do candidato. Para tanto, três coisas são fundamentais:

  • a identificação correta de qual peça deve ser elaborada;
  • a estrutura correta desta peça;
  • o desenvolvimento correto do direito material envolvido na questão;

Cuidado para não identificar a prova!

Palavras como cidade, data ou mesmo um número de OAB fictício podem ser entendidos como identificadores e anular a sua prova, assim, como mesmo recomenda o edital use apenas “Advogado” no lugar da assinatura, “Data”, “OAB”, “Município” etc.

Questões subjetivas

Em relação às questões subjetivas, cada uma tem peso 1,25 e não tem mistério: é identificar o que se pede e responder com base na legislação, doutrina e jurisprudência. O problema da maioria dos alunos em relação a essa parte da prova é o tempo.

A peça prático profissional é importante?

É, é muito importante, mas o desenvolvimento das outras questões também é; desta forma, evite perder muito tempo na confecção da peça, e reserve um tempo considerável para poder fazer as questões subjetivas com a calma e paciência que elas exigem.

Rascunho na prova OAB

Um hábito que os alunos, de forma geral, têm e que deve ser evitado no dia da prova da OAB é o rascunho. Sei que o medo de erra é grande, mas fazer rascunho não vai resolver isso. Ao invés de rascunho, recomendo que faça a estrutura da peça: destaque qual a peça, quais as partes, quais os dispositivos aplicados, quais os tópicos que vai dividi-la, qual o valor da causa, quais os pedidos (esse sim, escreva um a um), e mãos-a-obra.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos necesarios están marcados *

Por favor confirme seu envio abaixo: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.