Destaque-se no mercado: dicas para a formação da sua marca pessoal de advogados
Como professora, acompanho muitos dos meus ex-alunos pelo Facebook e pelo Instagram e vejo que, após de formado, muitos se lançam na advocacia em carreira solo. Para tanto, a primeira coisa que fazem é a criação de uma marca pessoal de advogado, que, quase na totalidade das vezes é composta pelas iniciais do seu nome ou do seu nome conjunto com o nome de algum colega.
Outros recursos muito utilizados por advogados recém formados para a formação da sua marca são a imagem da balança, da dama da justiça, as cores vermelha e dourada. Isso porque esses são elementos representativos da profissão.
Me entenda, não tem nada de errado em fazer uma marca pessoal de advogado com as suas iniciais, na cor vermelha e com o símbolo da balança. Mas isso é uma opção ou uma falta de opção?
Se é uma opção enquanto a sua marca pessoal de advogado, ótimo! Mas se é uma falta de opção, se é por não saber o que fazer, aqui vão algumas dicas:
Importância de uma boa marca pessoal de advogado
A importância de ter uma boa marca pessoal de advogado está primeiramente na diferenciação com a sua concorrência. É bom lembrar que no Brasil atualmente existem mais de 1 milhão de advogados.
Ademais, uma boa marca identifica o advogado no mercado jurídico. Ela delimita o setor, o serviço oferecido e o público-alvo, além dos valores do advogado.
-
Conheça o mercado jurídico
O mercado jurídico não é um só e unitário. Quem vai atuar no setor financeiro, não é o mesmo advogado que atua no criminal. O advogado que trabalha com Direito Trabalhista tem e deve ter uma imagem que é diferente da imagem pessoal de quem trabalha com empresas de startup.
É preciso fazer uma pesquisa e buscar observar os pares, ou seja, quem já atua na mesma área de atuação jurídica que o advogado iniciante pretende trabalhar. E o ideal é que isso seja feito antes mesmo de o advogado concluir o curso de direito.
-
Estabelecer valores de imagem pessoal de advogado
Após conhecer o mercado jurídico, estabelece os valores e a visão do seu escritório jurídico, da sua atuação enquanto advogado. Sua imagem profissional de advogado será tradicional, inovadora, contemporânea, forte, equilibrada, séria? Essas são algumas opções.
É importante lembrar que o valor que for escolhido para a marca deve refletir a atuação da equipe interna. A equipe do advogado, no início ele, depois advogados associados e contratados, além dos estagiários, devem ter sintonia com a marca, os valores e a visão fixada inicialmente.
Isso não significa imutabilidade de valores e de visão, mas ocorrendo isso, deve haver um reposicionamento da marca pessoal do advogado.
-
Faça um briefing da sua atuação ou futura atuação jurídica
O que é um briefing? É um pequeno questionário com as informações básicas sobre a sua atuação jurídica. O briefing jurídico deve conter:
- Sua visão profissional jurídica
- Seus valores
- Sua atuação profissional jurídica
- O que o advogado pretende que a sua marca transmita enquanto imagem
- Separe na internet umas cinco marcas pessoais de advogados que gosta e aponte o motivo por qual gosta delas
- Separe na internet umas cinco marcas pessoas de advogado que não gosta e não adotaria de nenhuma forma e o motivo pelo qual não gosta delas
- Alguma cor que faz questão que sua marca pessoal de advogado tenha
Fica a dica!
Uma marca pessoal de advogado tem que ser clara, objetiva e criativa.
Referências
Criação de logotipos para escritórios de advocacia e advogados. Disponível em: <https://www.insideclick.com.br/criacao-logotipos-escritorios-advocacia-advogados/>. Acesso em 16 maio 2019.
Não deixe de conferir outros textos do blog como os que eu separei abaixo:
10 Colocações do Direito Que Todo Profissional Deve Saber
A Teoria dos Jogos e a Ciências Jurídicas
Sobre a Autora:
Nadialice Francischini de Souza
Advogada. Docente. Doutora em Direito pela UFBA, na linha de Relações Sociais e Novos Direitos, estudando a Governança Corporativa e o Direito de Propriedade.