Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On TwitterCheck Our Feed

Revisão FGTS



Texto escrito por nosso colaborador Diego CastroAdvogado, Formado pela Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina, Especialista em Direito do Trabalho.

A Revisão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi uma ideia que nasceu através de uma liminar concedida em 2014 pelo STJ – superior tribunal de justiça.

A revisão FGTS aumenta o percentual do saldo do fundo de garantia de acordo com cada caso, porém, já houve casos em que esse aumento chegou a ser de 80%.

Quem solicita essa revisão são os trabalhadores ativos e aposentados.

A ação de revisão do saldo do FGTS é proposta na Justiça Federal devido ser contra a Caixa Econômica Federal.

Então, terá direito de pedir a revisão FGTS todo trabalhador que se sentir ileso e que tenha trabalhado com carteira assinada entre os anos de 1999 a 2013.

Revisão FGTS – Como Calcular?

Muitos são os sites que já apresentam o cálculo online da revisão do benefício. Basta que você preencha os dados e valores pedidos e já sai tudo pronto.

Porém, o interessante é que você entenda como esse processo funciona.

Para isso, vamos lhe explicar.

Esse cálculo da correção do FGTS leva em conta a base da taxa referencial. Essa taxa corresponde a 3% ao ano e corrige todo o valor com os juros monetários.

Já que a grande questão é que desde o ano de 1999 a inflação é maior que a taxa referencial, ou seja, o valor que está depositado no fundo perde a cada ano o seu valor e precisa ser corrigido quando sacado.

Revisão FGTS – Como receber a correção?

O passo inicial para que você solicite e depois receba a correção do seu FGTS é entrar em contato com um advogado que vai lhe orientar sobre o assunto e solicitar a correção.

Fora isso você deve apresentar alguns documentos indispensáveis para o FGTS como: Cópia do seu Registro Geral, Cópia do Cadastro de Pessoa Física, Comprovante de residência, Extrato do FGTS retirado pelo site da Caixa ou nas agências, Cópia do NIS (PIS/PASEP) e Cópia da Carteira de Trabalho.

Se você for um aposentado, fora os documentos acima, também é preciso levar a sua carta de concessão que pode ser solicitado por meio do portal meu INSS.

O papel do advogado é importante nessa correção, pois você só receberá o valor corrigido se o advogado impetrar uma ação contra a instituição bancária responsável pelo pagamento do fundo.

A ação tem o intuito de correção do seu FGTS.

O que é o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um valor depositado em uma conta criada na Caixa Econômica Federal na qual tem o intuito de proteger aquele trabalhador que foi demitido sem justa causa.

A conta é aberta no próprio nome do empregado e corresponde a 8% do seu salário mensal e para os aprendizes só são 2%. Mas esse valor não é descontado na folha de pagamento.

O deposito deve ser feito no dia 7 de todo mês. Se esse dia cair em um feriado, o pagamento deve ser antecipado.

O saldo da conta vai acumulando de acordo com o tempo de serviço e pode ser sacado em algumas situações.

O maior objetivo desse programa é que o trabalhador utilize desse fundo para ter a aquisição de um imóvel, seja usado ou novo, no caso de algumas doenças graves que são elencadas pela lei, para situações de dificuldades e etc.

Já para o país, o fundo auxilia suas obras e infraestrutura (água de qualidade, tratamento de esgoto, coleta de lixo).

O dinheiro funciona como uma forma de financiamento das obras governamentais e que no futuro são devolvidos.

Então, para ter direito a ter uma conta em seu nome na Caixa Econômica você precisa ser; trabalhador em regime celetista, trabalhador rural, safreiros (aqueles operadores rurais que trabalham em época de colheita), empregados domésticos, trabalhadores avulsos, trabalhadores temporários, trabalhadores intermitentes, atletas profissionais e diretor não empregado.

Lembrando que empresas sempre devem pagar o seu FGTS em dia para evitar que não constem na Certidão Negativa do FGTS.

Como visualizar o saldo e extrato do FGTS?

O saldo e extrato do FGTS podem ser visualizado por três formas simples:

A primeira é de forma presencial indo em alguma agência da Caixa Econômica Federal ou nas lotéricas.

Através do caixa eletrônico também é possível fazer o serviço, basta estar, portanto o cartão cidadão e sua senha.

A segunda opção é pela internet no link http://www.caixa.gov.br/Paginas/home-caixa.aspx. Nessa opção você deve apenas informar o número do seu NIS e a senha de acesso.

  • No site você encontra o extrato de forma simples ou complexo. O nome já explica como é cada um.
  • E caso queira receber o extrato detalhadamente a cada dois meses na sua residência é só escolher essa opção também pelo site da caixa.
  • Já na terceira opção é por telefone, ligando para o número 0800 726 0207.
  • Ligando para esse número você também consegue informações sobre vários outros benefícios sociais.
  • A ligação é gratuita e funciona todos os dias, 24 horas por dia.

REFERÊNCIAS

AJUDA GOV. CND FGTS: Como consultar online, Disponível em: <http://ajudagov.com/cnd/cnd-fgts-como-consultar-online//>. Acesso em 20jan. 2018.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Por favor confirme seu envio abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.