Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On TwitterCheck Our Feed

Dicas para evitar furto de dados nas compras de Natal



Com a chegada do final do ano e as festas de Natal e Reveillon, associado a injeção de dinheiro proporcionado pelo pagamento do 13º salário, faz com que muitas pessoas vão às compras. E, motivado pela facilidade, muitos estão optando por comprar pela internet, pois não tem loja cheia, não tem vendedor tentando te empurrar produtos, não tem música chata de Natal (kk). Entretanto, é preciso ter alguns cuidados.

Cuidado com as compras é claro, todos tem e todos sempre devem ter. Pesquisar, conferir preços, guardar os prints da tela onde há a informação do preço do produto, do pagamento com o cartão, com o prazo de entrega, e exigir o cumprimento deles.

Todos também sabem que há sempre a possibilidade de arrependimento, pois, ao contrário da loja física, onde se pega o produto, testa e pensa sobre ele, na internet não há essa possibilidade. Então, depois do recebimento, o consumidor tem 07 dias corridos para olhar, testar e pensar sobre o bem comprado e, caso conclua que não era bem isso que queria ou mesmo desista, tem o direito de receber o valor completo pago, inclusive do frete. Mas claro, tem que devolver o produto comprado.

Mas um alerta que quero fazer é sobre os dados:

Há muita gente que aproveita essa época do ano, onde as pessoas estão mais propensas a gastar para roubar os dados via internet. Dados do cartão de crédito, dados de email, dados pessoais como RG e CPF e mesmo dados de endereço.

Para que se rouba dados?

Para as mais inúmeras possibilidades, desde uma inocente mala direta ou mesmo para fraudes maiores e mais complexas que envolve a abertura de empresas e compras milionárias através de contas abertas onde as pessoas nem tem conhecimento da existência.

A pessoa é teve seus dados roubados é vítima, e assim deve ser tratada. Mas não podemos deixar de esquecer que é constrangedor descobrir quando de um financiamento da casa própria ou do tão sonhado carro ou bem de utilidade, que o seu nome está negativado por um desconhecido em uma relação desconhecida. Ir à delegacia, prestar queixa e passar a viver na expectativa se vai acontecer novamente ou não.

Como previnir o roubo de dados na hora da compra de Natal?

Lista de 5 cuidados que temos que ter na hora de fazer a compra do presente de Natal para evitar o roubo de nossos dados de cartão de crédito, entre outros.

  1. Sempre compre em sites conhecidos e seguros, mesmo que o preço seja um pouco mais caro. A segurança custa e isso encarece o preço.
  2. Verifique se o site oferece proteção de dados, a exemplo do SSL, que se traduz naquela imagem de um cadeado, que geralmente aparece na parte inferior das páginas.
  3. Se o produto que você está comprando somente vende em um site que você não conhece ou mesmo em um que não oferece a proteção, faça uma checagem sobre a empresa na própria internet em sites como o PROCON e o RECLAMEAQUI, ou outros similares. Eles lhe darão uma visão sobre problemas anteriores com consumidores.
  4. Nunca click em anúncios que você recebe por email, mesmo que de sites conhecidos. Se você gostar da oferta, vá direto no site e, se for um bom fornecedor, não será difícil encontra a proposta lá.
  5. Evite o máximo fazer as compras em redes abertas ou em computadores públicos, pois pode ter neles programas próprios para capturar os dados.

Observando essas dicas, entre outras que você certamente encontrará na internet, espero que tenha boas compras e boas festas.

Leia também:

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Por favor confirme seu envio abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.