Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On TwitterCheck Our Feed

Consumidor! O Poder da Reclamação!



Muitas vezes os consumidores são lesados e acabam deixando para lá porque o valor é baixo ou acha que vai dá muito trabalho. Realmente, em muitos casos ingressar no judiciário com advogado ou mesmo sem é muito caro, principalmente pelo tempo que se leva para conseguir a solução para o conflito.

SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor

Um caminho que de pode seguir é reclamar direto com os SACServiço de Atendimento ao Consumidor; ou pode fazer reclamação nos sites na internet como o ReclameAQUI.

É certo que o consumidor pode ficar meio desconfiado se esses meios realmente funcionam, pois não há poder coercitivo. Entretanto, a propaganda negativa gerada por esse tipo de reclamação é muito pior para a empresa do que tentar solucionar a questão, principalmente, quando se trata de pequenos valores ou de mera insatisfação em relação ao produto ou serviço.

Exemplos de como funciona o sistema

Recentemente duas situações me fizeram reafirmar a minha crença nesses sistemas de proteção do consumidor:

  • 1. Comprei um pão de alho de uma marca muito conhecida em Salvador e o mesmo estava cru. Primeiro fiquei chateada, mas mesmo sendo advogada não vou processar ninguém por um produto de aproximadamente R$ 3,00, então resolvi mandar uma mensagem ao SAC da empresa narrando o fato.

Passados dois dias um representante de controle de qualidade entrou em contato comigo pedindo desculpas e dizendo que ia me indenizar mandando uma cesta de pães para a minha casa. Aceitei e com uma semana os produtos chegaram.

Proporcionalmente, o valor da indenização era de certa de 400% o valor do dano que sofri.

  • 2. Fiz um contrato em um curso de inglês na internet e sabia da cláusula da renovação e pretendia fazer o cancelamento no dia do vencimento, entretanto, dois dias antes do vencimento a empresa computou no cartão de crédito o valor da renovação.

Indignada entrei em contato com a empresa que se recusou a fazer o estorno. Tentei outras duas vezes explicar a situação a empresa, tentando fazê-los entender a abusividade da atitude de cobrar por uma renovação que não aconteceu.

Diante de três negativas da empresa, fiz uma queixa no ReclameAqui e no mesmo dia a empresa retratou a posição e disse que vai estornar o valor no cartão de crédito.

Leia também

Em ambos os casos, a publicidade negativa é muito mais cara do que satisfazer o consumidor. Por isso, recomendo que reclamem em todos os canais que tiverem a sua disposição.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos necesarios están marcados *

Por favor confirme seu envio abaixo: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.