Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On TwitterCheck Our Feed

Assédio Moral – Entrevista Papeando com Pamplona



O que é o Assédio Moral?

O assédio moral é um tema, que está presente principalmente nas Relações de Emprego, mas não só, ela ocorre em todas relações em que alguém exerce poder sobre outra pessoa, como na escola, na relação familiar. Ela consiste em agir de forma que faça alguém se sentir ofendido/a, menosprezado/a, rebaixado/a, inferiorizado/a, submetido/a, vexado/a, constrangido/a e ultrajado/a pelo outro/a; sentimentos relacionados com a humilhação.

Sobre o assédio moral na área trabalhista o blog Revista Direito publica o vídeo do Papeando com Pamplona n. 05, o Prof. Doutor Rodolfo Pamplona Filho entrevisto o Prof. José Augusto Rodrigues Pinto. Vale a pena conferir!

Relações de Trabalho

Nas relações trabalhistas ela se caracteriza pela ação intencional de praticar condutas e atitudes que tenham conotação negativa e vexatória, partindo sempre do superior para o subordinado. Sendo importante para configurar o assédio que a vítima seja ou isolada do grupo ou, em decorrência das práticas, se isole.

A caracterização do assédio moral não é difícil, o problema está na prova dos fatos, pois, como ocorre em ambientes fechado, onde as pessoas que presenciam estão envolvidas em um “pacto de tolerância” ou mesmo um “pacto de silêncio”, não se consegue testemunhas. Outro ponto que dificulta, principalmente nas relações de trabalho, é o risco que os empregados tem de perderem o emprego se denunciarem ou testemunharem a existência de tais práticas.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Por favor confirme seu envio abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.