Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On TwitterCheck Our Feed

Aprenda para OAB: Norma antielisiva



Mais uma dica para OAB sobre “tributária“, tema importante para a prova, é “antielisão“, o instrumento que permite coibir a evasão de tributos, contrário a “elisão“. O blog Revista Direito te ajuda a entender.

Antielisão e autoridade administrativa

O parágrafo único do artigo 116 do CTN determina:

Art.116, parágrafo unido, CTN: A autoridade administrativa poderá desconsiderar atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigação tributária, observados os procedimentos a serem estabelecidos em lei ordinária.

O instrumento aí previsto é a antielisão que conferi a autoridade administrativa o poder de coibir a evasão de tributos, ou seja, a elisão (prática de atos ilícitos destinados ou não a pagar tributos). Segundo o disposto essa autoridade pode desconsiderar atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigação tributária, observados os procedimentos a serem estabelecidos em lei ordinária.

Fique por dentro de mais dicas para o Exame da Ordem aqui no nosso blog!

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos necesarios están marcados *

Por favor confirme seu envio abaixo: *
Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.